"Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham, nem fiam. E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles".

segunda-feira, 9 de março de 2009

Schifaizfavoire

Acento
Um dia, no Brasil, o Jô Soares entrou num táxi e o motorista, que era um português, foi logo o reconhecendo. O Jô, brincalhão, perguntou como ele descobrira. E o motorista respondeu: pelo seu acento. E não estava se referindo ao bumbum do Jô, mas sim ao sotaque.

Banheiro
Jamais, em momento algum, diga que quer ir a um banheiro. Dizer isso significa que você quer ir ao encontro do salva-vidas, aquele que fica na praia de camiseta branca com uma cruz vermelha no peito. E, se for mulher, a salva-vidas atende pelo sugestivo nome de banheira.

Bicha
Esta é a bicha mais famosas das diferenças. Todo mundo sabe que bicha é fila em Portugal.

Carcaça
O Pãozinho com que se fazem sanduíches. E que vem na mesa, nas refeições, nos restaurantes. E atenção: jamais recuse o pão nos restaurantes. Mesmo que você não o coma, e eles não vão cobrar, mas deixe o pão lá. Eles acham que, desde que Cristo colocou o pão na mesa, é uma tradição comer o pão ali. Quer irritar o garçom é mandá-lo levar o pão de volta.

Casa de banho
Mesmo que você não tenha chuveiro, mesmo que seja um lavabo, todo banheiro chama-se casa de banho. Deve haver aqui também uma influencia moura, com suas casas de banho. Não esquecer que os romanos também estiveram lá com suas saunas e termas. No Alcântara Café tem uma belíssima casa de banho masculina. Você já sabe, ir ao banheiro significa ir conversar, na praia, com o salva vidas.

Do pé para a mão
É exatamente o nosso de uma hora para outra.

Drogaria
Atenção, pois não é uma farmácia. Vende todo tipo de drogas (não alucinógenas), menos remédios. É uma espécie de armarinho e tem em quase todas as esquinas. Vende material de limpeza, vaso de plantas, capacho, cabide, martelo, comida de passarinho, vassoura etc.

Estendal
Não é aquele escritor francês de O Vermelho e o Negro. É varal mesmo! Acho que, da mesma maneira que Portugal não estava preparado para tanto carro, não estava também para tanta roupa. Assim como nos apartamentos não têm garagem, não tem área de serviço. As roupas ficam todas penduradas para fora. Dão uma certo ar siciliano às ruas, muito bonito.

Fato
Não confundir fato com facto. Facto é o acontecimento, e fato, aquilo que você veste para ir a certos acontecimentos. De facto, fato é o terno.

Gelado
No verão, as crianças não saem das geladeiras. É a primeira palavra que aprendem em Portugal. Sorvete.

Impedido
Nada a ver com futebol, onde impedido é fora-de-jogo. Impedido em Portugal é quando o telefone está ocupado.


PRATA, Mário. Dicionário de Português – “Schifaizfavoire”. 17. ed. São Paulo: Globo, 1997

Nenhum comentário: