"Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham, nem fiam. E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles".

domingo, 20 de julho de 2014

Estrutura do texto dissertativo — A introdução

A introdução na redação dissertativa
A introdução é o início do texto, em que se apresenta o tema e se define a tese. É importante que, desde o começo, se tenha em mente que toda dissertação precisa apresentar uma tese; sua defesa é o motivo pela qual se escreve um texto desse tipo. Em outras palavras, sempre que se escreve um texto dissertativo, tem-se por objetivo defender uma tese.
E o que é defender uma tese? É mostrar para o interlocutor, por meio de dados, argumentos ou provas, qual é a sua posição em relação a determinado assunto e dividir com ele sua opinião, tentando persuadi-lo a pensar como você. Quanto mais objetividade for demonstrada em uma dissertação, mais convincente ela será, pois dessa forma você estará retratando um ponto de vista fundamentado e passível de comprovação, e não apenas a “sua” verdade.
A introdução pode ser iniciada de várias maneiras:

Introdução por afirmação
Veja um exemplo:

Às portas do III Milênio, a máxima filosófica “conhece-te a ti mesmo” nunca esteve tão em voga. De repente, parece que todos se deram conta de que é preciso analisar-se e, especialmente, “autoconhecer-se” para poder progredir, conquistar sonhos, ser feliz, enfim. E na esteira deste tão desejado “autoconhecimento”, como não poderia deixar de ser, cometem-se exageros de toda ordem.
 (Januária Cristina Alves. In revista Classe. 15/3/2000.)


Introdução por citação
Veja um exemplo:

“Todas as pessoas são iguais perante a lei e têm direito, sem qualquer distinção, a igual proteção da lei.” Isso é o que reza o artigo VII da Declaração Universal dos Direitos Humanos, mas a realidade nos mostra fatos bem diferentes, principalmente se compararmos o tratamento dado ao infrator de colarinho-branco em relação àquele que recebe o cidadão comum que tenha a infelicidade de cair nas “garras” da justiça.


Introdução por pergunta
Veja um exemplo:

Como pode haver paz no mundo se faltam o amor, a tolerância e o respeito pelo outro?


Fonte:

AGUIAR, Jaqueline da Silva. Descomplicando a redação / Jaqueline da Silva Aguiar, Ednir Melo Barbosa. — São Paulo: FTD, 2003.

Nenhum comentário: