"Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham, nem fiam. E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles".

quinta-feira, 26 de junho de 2014

Literatura Palaciana

Auto da Alma
Gil Vicente


Estudo do texto:
O texto é uma peça do Período Medieval e se classifica como sendo da Literatura Palaciana, e pode ser acessado na íntegra em http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bv000106.pdf

Antes dos textos de Gil Vicente as formas de representação eram os momos, os arremedilhos e os entremezes. Suas personagens características se dividem em populares, fantásticas e alegóricas. Neste auto vicentino contendo aproximadamente 800 versos divididos em catorze estrofes, sendo importante observar que o escritor troca os decassílabos pelas redondilhas maiores ou até mesmo por versos menores.
Os leitores se deparam com uma peça medieval em o autor põe para contracenar personagens místicas e alegóricas para representar o conflito entre o bem (o anjo) e o mal (o Diabo).
Sem fazer indicação dos ambientes, o que se vê é uma ambientação irreal. Quanto ao tempo, este é o mesmo que o da duração das ações das pessoas.


Nenhum comentário: