"Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham, nem fiam. E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles".

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Professores blogueiros & Alunos blogados

Com o largo avanço das tecnologias a serviço da comunicação disponíveis no mercado, já não há mais espaço e tampouco argumentos para que, quem quer que seja, possa se declarar insensível ou avesso ao uso ou convívio com usuários das novidades que surgem a todo instante. Algumas delas, todos sabemos, não passam de modismos que vem e vão, outras, de fato se efetivam e passam a figurar entre as necessidades fundamentais na vida do usuário. A internet, os moderníssimos telefones celulares, o mp3 [até ao mp12... Quem sabe se neste exato instante os mps já estejam em versões mais avançadas] etc., para citar apenas alguns exemplos, estão amplamente disseminados no modo de vida das populações urbanas.
Nos ambientes escolares isso também não é diferente, sendo que a todo instante, até mesmo durante as aulas, se notem situações em que alguns não resistam à tentação e acabam desviando a atenção dos conteúdos que estão sendo ensinados, para ficarem divagando em seus modernos aparelhinhos de bolso. Gestores e professores têm se colocado preocupadíssimos e procuram a todo custo desenvolver maneiras para evitar ou minimizar os transtornos causados com a situação.
A proposta de trabalho utilizando os recursos do blog [entenda-se também os fotologs, videologs e demais mecanismos de comunicação indexados à internet] permite que os educadores possam, fazendo as devidas adaptações, inserir novidades estimulantes à metodologia de ensino e, por conseguinte, otimizar o cumprimento da proposta pedagógica. Com esses recursos, o professor pode, não apenas exigir que o aluno elabore atividades mais condizentes com os níveis da aprendizagem, como também estabelecer um canal informal de comunicação que se configure com uma extensão da sala de aula, espaço em que o aprendiz possa acompanhar postagens em que o docente esteja disponibilizando conteúdos com a finalidade de complementar, ou simplesmente ilustrar, aquilo que está sendo trabalhado em sala de aula.
Atuando desta forma, ao liberar o educando para estudar os conteúdos simultaneamente enquanto faz àquilo que gosta, o professor se aproxima do universo do aluno e propicia que esse mesmo aluno se aproxime do propósito da descoberta do universo ilimitado da aprendizagem, maximizando os resultados e ao mesmo estimulando o aprendiz a adentrar nas diferentes áreas da pesquisa, da procura pelo novo, da sondagem pelo inexplorado, do conhecimento fora de sua vivência. Enfim, estimula o aprendiz a aprender a aprender, isto é, buscar por si próprio, os caminhos da realização pessoal, do mercado de trabalho e da cidadania plena.
.
Juarez Firmino

Nenhum comentário: